sábado, julho 15, 2006

E para terminar...

As actividades do Clube de Fotografia ficaram aqui descritas neste blog/espaço-internet.

Como constava do nosso projecto "Objectivos, Estrutura e Funcionamento dos Cursos", os alunos do Clube de Fotografia foram, ao longo do ano, fazendo a reportagem da maior parte das actividades da Escola.
No âmbito do Curso Básico de Fotografia, os alunos do 3º ciclo desenvolveram trabalho a preto e branco. Aprenderam a utilizar máquinas reflex analógicas, a revelar filmes e a ampliar provas.
Iniciámos o ano lectivo com as dificuldades relacionadas com o espaço do laboratório fotográfico. Montámos dois laboratórios e só em Fevereiro 2006 ficámos definitivamente instalados no antigo gabinete médico do Pavilhão Gimnodesportivo.
Realizámos a nossa ambição de organizar um Atelier de Fotografia Pinhole e despertar nos mais novitos o interesse pela fotografia.
Tivémos uma frequência de alunos irregular. Ao longo do ano ganhámos e perdemos alunos, tivémos pessoal que se manteve desde o início e completou todos os módulos do Curso Básico de Fotografia, e alunos que apareciam de vez em quando e fotografaram algumas das actividades da Escola.
Tivémos sobretudo, muitos alunos a virem falar connosco... Qualquer professor sabe que a melhor recompensa do seu trabalho é o interesse não solicitado dos alunos. A fama do Clube de Fotografia espalhou-se como o segredo da poção mágica nas aventuras de Astérix : da boca de um Druida, para a orelha de outro Druida. Só que nós tivémos muitos Druidas; cada aluno tinha amigos que tinham mais amigos...
Com os meios ao nosso dispôr, fomos divulgando o trabalho dos nossos alunos e, simultaneamente, algumas das actividades da nossa Escola. Muitos trabalhos foram dados a conhecer através de pequenas exposições regulares no bar/sala de alunos, na escola-sede. O professor Rui Cambraia publicou em, www.http://ruicambraia.net, o seu site na internet, os trabalhos de Pinhole realizados no Atelier que teve lugar na nossa escola entre Janeiro e Fevereiro 2006.

Em continuação, cenas dos próximos capítulos :

Mas nada bate a divulgação feita pelos próprios autores dos trabalhos, esta é fruto do seu justo orgulho: "Sou bom nisto! Fiz uma coisa fixe!"
Há três dias atrás, o Raul Reis veio de propósito à Escola para levar as suas fotografias. Já não vai estudar para o ano, disse. Levou as fotografias para mostrar à mãe. Pelos vistos, têm um significado especial.
A mãe da Teresa Antunes contou que a Teresa anda com ideias de ir para Tomar e frequentar um curso de Design Gráfico e Fotografia.
A Ana Rita Fitas esqueceu-se da máquina fotográfica do pai, - uma excelente Pentax com tele-objectiva de 135mm, - no Clube de Fotografia. Irá ser guardada no cofre da Escola até ao próximo ano lectivo...
A cientista da Antártida, Vera Assis Fernandes, está nos Estados Unidos. Adorou a sua vinda à Escola de Gavião. Através do cyber-espaço, enviou um e-mail: "Queridos Amiguinhos... Algumas fotos... Vão ver: http://profile.myspace.com "
A professora Dulce, lá dos vales da Serra da Estrela, Covilhã, enviou um sms: " Fiz um TAC e é o pior - ruptura de ligamentos e fractura do menisco." Todos lhe desejamos ardentemente as melhoras e os alunos esperam-na de volta, sobre as suas duas pernas, indomável, para os transformar em campeões do Desporto Escolar. O Clube de Fotografia tem a agradecer-lhe a ajuda preciosa na instalação do Laboratório e a estreita colaboração ao longo do ano lectivo.

Deve dizer-se "obrigado" a uma peça de equipamento?

Deve, sim senhor!
Nunca aqui foi narrada a aventura da CASIO EXILIM Z110, essa compact digital que nos permitiu fotografar tanto e com tanta qualidade. Sem estarmos deliberadamente a fazer publicidade à marca, ficam os nossos leitores a saber que as compactas digitais Casio vêm altamente recomendadas nas revistas francesas da especialidade, "Réponses Photos", "Chasseur d'Images" e "Photo".
A nossa querida Casio foi comprada numa tarde chuvosa de Dezembro 2005, num sítio esquizofrénico, de descrição inenarrável chamado "MediaMarkt". No meio de enorme confusão e milhões de equipamentos, lá estava: A MÁQUINA ! Com 6 megapixels, zoom óptico 3X, dispositivo DSP anti-shake, écran LCD 3X4 cms, objectiva 38-114 mm, uma quantidade respeitável de menus e opções, o tamanhinho de um maço de cigarros (!!), fácil utilização e ergonomia agradável.

Para além de

todas as fotografias que foram impressas e publicadas no blog e todas a preto&branco que foram ampliadas e expostas, existe agora na Escola, um património de trabalho dos alunos constituído por centenas de negativos a preto&branco relativos a actividades diversas, locais do Concelho de Gavião e projectos pessoais, à espera de serem ampliados.

Chama-lhe Clube de Fotografia

Neste fechar de capítulo faltam os agradecimentos :
a todos os que acompanharam a aventura do Clube de Fotografia,

a um senhor, cujo nome não sei, avô da Ana Patrícia Matos, que num fim de semana nublado de Março, pegou nas três amigas, Ana Patrícia, Ana Rita e Teresa e as levou ao Mosteiro da Flôr da Rosa e ao Castelo de Belver tendo sido assim instrumental na participação delas no Concurso " O Castelo em Imagens"

ao Grupo de Educação Física, os meus Colegas e Amigos, Nuno Pires, Susana Freire e Dulce Pinto, por tudo o que aqui ficou registado

a todos os funcionários da Escola, pacientes com as maluqueiras do Clube de Fotografia. À Dª Maria do Carmo a escolher bric-à-brac para nós nas suas arrecadações, à Dª Paula que nos ajudou no Pavilhão e ao Sr. Florival que esteve em todas as emergências da montagem das bancadas

ao pessoal da Secretaria, que nos aturou para lá do possível: o Sr. Duarte com as lições de Informática e os downloads constantes, o Sr. Carlos e a Dª Olga, com sentido de humor e resignação pelos ofícios e envios de correio tardios, a Dª Ermelinda a fechar tudo a sete-chaves no cofre e a Dª Manuela a administrarem os nossos dinheiros, rezingando com os gastos

à Câmara Municipal de Gavião pelos apoios financeiros e amável disponibilidade

à minha filha Yannick Schäfer pela preciosa ajuda na construção deste blog

às minhas Colegas, Isabel Melo e Mercedes Silveira, companheiras desde o início, amigas para sempre

ao Conselho Executivo que agora cessou funções, pelo apoio e disponibilidade que sempre manifestaram

à Colega e Amiga, Cristina Apolinário. Esteve na génese de tudo. Em Outubro de 2004, cansada de ouvir um relambório de dúvidas e hesitações, cortou-me a palavra e disse: " Chama as coisas pelo seu nome, chama-lhe Clube de Fotografia. "



Julho 2006 - professora Ana Luísa Pinheiro